Páginas

Páginas

Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Bullying

O bullying é um tema sério que cada vez vem tendo mais destaque em debates nas escolas. Consiste em perseguição e violência verbal ou física incessante de uma pessoa ou mais sobre um indivíduo. Pode ocorrer na escola, no trabalho, ou até mesmo em casa. Sendo praticado também na internet, chamado de cyberbullying, o que torna a identificação do perseguidor mais difícil.

O bullynig pode causar sérios danos psicológicos à vítima. Há inúmeros casos em que a vítima de bullying revolta-se contra o perseguidor e revida a agressão, outros casos mais graves podem resultar em morte. Como o jovem que matou e feriu seus colegas de classe no Rio de Janeiro. Além afetar a auto-estima da vítima que pode se tornar depressiva, entre outras coisas.

Aquele que comete o bullying também é uma vitima, pois pode ser a sua própria insegurança que o faz atacar terceiros. Ou mesmo problemas familiares fazem com que ele queira descontar em alguém.

Porém deve-se tomar cuidado para não confundir bullying com brincadeiras de mau-gosto, o bullying é muito mais grave e a medida deve ser tomada imediatamente. O primeiro passo é o diálogo, na escola pode-se contar com o corpo de professores e a direção da escola para que se convoquem os envolvidos para esclarecer e parar com as agressões. É necessário avisar os pais no caso dos envolvidos serem menores. Caso não haja acordo é possível o encaminhamento do problema às autoridades.

Dialogar também é a melhor opção no local de trabalho e em casa, no trabalho o assunto será tratado com um superior e não havendo solução também deve-se procurar a justiça. Em casa, o assunto deve ser dialogado entre a família e se escolher as melhores condições para a convivência de todos.

Já com o cyberbullying é preciso procurar orientação profissional para descobrir a identidade do agressor e depois tomar as medidas necessárias.

O bullynig acentua a discriminação social, causa sérios transtornos a todos os envolvidos. Ou seja, não é legal. Não pratique bullynig, fica a dica.

Por Osmaiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário