Páginas

Páginas

Páginas

sábado, 9 de outubro de 2010

Tudo o que você deve saber sobre Vestibular, Vestibulinho, Enem, Novo Enem, ProUni...

O que é Enem e Vestibulinho?
Geralmente o vestibulinho é uma prova pra causar um curso técnico, e o vestibular, para uma graduação. Já sobre o Enem, antes ele era uma prova que dava alguns pontos a acrescentar na sua nota de vestibular.
Vestibular Unificado? O que é isso?
É a mesma prova para todas as áreas, ou então é porque eles fazem uma prova em conjunto com outras universidades.
O que é ProUni?
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Jovem preparado para o Vestibular, vai bem no Enem!
O Enem é a posta de entrada para muitas universidades federais, e aproxima o jovem carente de um futuro melhor, porque, ao contrário do vestibular tradicional, oferece mais oportunidades de curso.
O Enem quer avaliar a capacidade analítica do aluno. Quem sai bem no vestibular tradicional se sai bem no Enem, o contrario que ao acontecia.
A decoreba já vai tarde!
O vestibular tradicional esta acabando... Mas isso é bom ou ruim?
Em 1911, boa memória era sinônimo de inteligência, até para entender.
Ter um baú de informações na cabeça já permitia a qualquer um ser pelo menos, um bom profissional. Então não era surpresa que os vestibulares se preocupassem em testar basicamente a capacidade de memorização.
Um século e muita decoreba depois ela continua sendo uma habilidade louvável. Coisas fundamentais, como o raciocínio e a criatividade, ainda são menos levadas em consideração do que deveriam na hora de selecionar quem entra na universidade. Não é de espantar que muita gente deseje a morte dos testes tradicionais.
E exemplo do Enem antigo, ele (NOVO ENEM) promete exigir muito mais análise e raciocínio lógico do que informação bruta a ser decorada. Eis ai a solução para o tormento?
Mas claro que, melhor que seja o novo Enem, não vai transformar nossas federais em Harvards. Será apenas mais justo que os vestibulares decorebas de sempre. Mas se você acha que isso vai deixar as coisas mais fáceis? HAHAHA PODE TIRAR O GABARITO DA CHUVA  MEU BEM!.
Como é calculada a nota da prova do Novo Enem?
Não é baseada na quantidade de questões certas, mas no tipo de questões que o candidato acertou, se foram mais difíceis, por exemplo, ele terá mais pontos. O calculo é baseado num modelo matemático chamado de Teoria do Resultado.
Resposta ao item, em que o item corresponde a uma questão. A Teoria relaciona uma ou mais habilidade com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta.
Ao invés de 63 questões de múltipla escolha, a prova passa a ter 180, além da redação.
Como são escolhidas as questões que vão entrar na prova?
O Inep compra milhares de questões elaboradas por empresas especializada e algumas secretarias estaduais de educação.
As questões são antes publicadas para centenas de aluno de toda a parte do país. Com base no acerto desses estudantes, o Inep sobre o qual a questão é mais fácil, ou difícil. Elas, então, são colocadas numa escala de proficiência.
No caso do Enem, as questões foram pré-testadas com alunos do segundo ano do ensino médio de escolas publicas e algumas particulares e do primeiro ano de faculdade, especialmente de universidades federais.
Alunos do terceiro ano não participa no pré-teste, justamente por fazerem parte do publico alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário