Páginas

Páginas

Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Filme maravilhoso " Vidas Secas" de 1963

Com direção de Nelson Pereira dos Santos, e adaptação de Graciliano Ramos. Vidas Secas de 1963, retrata a historia de uma familia de retirantes, são eles: Fabiano, Sinhá Victoria, o filho mais velho, o filho mais novo, e a cachorra Baleia.
Numa situação de extrema miséria, a familia se vê obrigada a correr contra o tempo pela sobrevivência em plena seca do Nordeste. Um drama que mostra a luta por uma vida melhor.
O nome da cachorra Baleia é uma metáfora, pois as pessoas sonhar com o mar neste lugar, o que chamam de licença poética, uma sacada esperta, isto na literatura.
O próprio titulo da obra se analisado corretamente dá pistas importantes da mensagem que Graciliano quer passar: " Vidas" se opõe a "Secas", pois a primeira tem sentido de abundância, enquanto a segunda de vazio. Além disso o adjetivo " Secas" se refere a " Vidas" e dessa forma, teria o sentido de que a familia sofre com a seca, por outro lado, pode-se relacionar a uma vida privada, miserável.
Ao decorrer da historia, o personagem que mais se destaca é a cachorra Baleia, era ela que conseguia o "alimento" para a familia, ajudava a cuidar das crianças... Enfim, mas devido a suspeita de hidrofobia, é sacrificada por Fabiano, nisso se deslumbra o " céu dos cachorros, cheios de preás", pela imensa fome que sentia, tendo essa visão.
E o destino da familia agora sem a Baleia, é a busca por caminhos intermináveis pela esperança e fé; numa caminhada sem destino, sem previsão se no dia seguinte estarão vivos... Ou mortos.


By Letícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário